ROYAL | Grupo | Banda | Contacto | Agência Três Skip to main content

ROYAL

Este projecto inicia-se em S. Martinho da Gandra - Ponte de Lima, com o nome de Grupo Tipico RibeiraLima, no seio de uma familia com tradições seculares ligada ao Folclore. Decorria o ano de 1968 e, após a extinção do Rancho Folclórico das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra, liderado por António Gomes Pereira o seu filho, Manuel Pereira acompanhado com um grupo de jovens, decidem iniciar este projecto.

A banda mantém-se no formato até 1973. Com as tendencias da época e a forte influencia da música internacional, alteram o projecto para Grupo de Baile, que durante anos correu Portugal de norte a sul, sendo certamente um dos grupos mais solicitados dos anos 70/80. Foram editados dezenas de trabalhos discográficos, que ainda hoje estão na memória de muitos;

Com várias formações, esta banda continua a sua linhagem até 1987, altura em que Filipe e Eduardo ingressam na música e embora muito jovens, começam a traçar um novo rumo para a banda, quer a nível de conceito, quer a nível de evolução tecnológica;

Nos anos 90, esta banda já arrastava centenas de fãs pelo alto-minho. Fazia-se acompanhar por elementos de top, e equipamentos de primeira qualidade que proporcionavam um espectáculo acima da média na altura. 

Em 1998 gravou-se o último trabalho discográfico. Foi o auge do projecto: Dezenas de espectáculos por todo o Portugal, espectáculos repletos de público, cenário e som ao mais alto nível. No fim da temporada, decide-se terminar com o projecto Ribeiralima. As tendências espanholas exigiam mais de nós e com tudo isto, fazemos uma parceria com outra empresa, de forma a nos juntarmos a outra banda: Orquestra Allegreto da cidade de Braga. E foi assim durante 2 anos: Uma Orquestra ao mais alto nível quer em Portugal, quer em Espanha, com um cenário colossal para a época, nunca antes visto! Dois anos de ouro em que adquirimos uma enorme experiência e que introduzimos no mercado um novo conceito, que 14 anos depois ainda reina: Uma banda de espectáculo. 

Foi então que no final de 1999 decidimos continuar, mas de forma isolada. De vários nomes escolhemos Royal.

A Banda apresentou-se nesse ano com Palco-Móvel, Som e Iluminação profissional e, acima de tudo, um espectáculo digno de conseguir 50 concertos no seu primeiro ano de vida.

Os músicos que compuseram esta primeira formação foram Eduardo Pereira (vocalista), Carina Ventura (vocalista), Filipe Pereira (baterista), Manuel Pereira (som/concertina), Claudio Neiva (baixista), Claudia Ventura (teclista), Manuel Barbosa (guitarrista), Rui (saxofonista), Marina (bailarina). Esta formação manteve-se até 2002.

Passados 12 anos de Royal, continuamos com toda a força, corremos Portugal inteiro nas maiores festas e romarias, e andamos por todo o mundo, onde os nossos Emigrantes nos chamarem.

Um bem haja a quem deu um contributo positivo para hoje continuarmos a ser Royal!!

 




Mais artistas

CROMOS DA NOITE
DJ's
OS QUATRO E MEIA
Nacionais
PEDRO MAFAMA
Populares
BURAKA SOM SISTEMA
Nacionais
DINO D´SANTIAGO
Brasileiros e Africanos
TERESINHA LADEIRO
Fado
MIGUEL AZEVEDO
Populares
NININHO
Nacionais

Formulário de contacto